Notícias

Praias fluviais das Aldeias do Xisto ganham Bandeira Azul

Seis praias fluviais das Aldeias do Xisto receberam o galardão Bandeira Azul, referente à época balnear deste ano. Distinguidas pela sua qualidade ambiental, as praias fluviais das Aldeias do Xisto encontram-se assim referenciadas como algumas das melhores do país.

O número de praias fluviais das Aldeias do Xisto distinguidas com a Bandeira Azul está a aumentar entre as melhores praias fluviais do país. Este ano diversas praias fluviais inseridas na rede Aldeias do Xisto receberam a distinção Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, reunindo assim um total de seis praias fluviais incluídas na rede beirã.

As praias fluviais Aldeias do Xisto que este ano receberam a Bandeira Azul, foram as seguintes:
Alvôco das Várzeas, Oliveira do Hospital (praia galardoada pela primeira vez)
Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra (praia galardoada pela primeira vez)
Louçainha, Penela (praia galardoada pela quinta vez)
Peneda, Góis (praia galardoada pela segunda vez)
Pessegueiro, Pampilhosa da Serra (praia galardoada pela primeira vez)
Santa Luzia, Pampilhosa da Serra (praia galardoada pela primeira vez)

Para Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, «a obtenção da Bandeira Azul para as praias fluviais das Aldeias do Xisto é um reconhecimento de suma importância já que este galardão reconhece as nossas praias como um local de excelência para a prática balnear, tanto a nível ambiental como de qualidade de água, equipamentos e segurança. Numa altura em que o tempo quente parece estar de volta, deixamos aqui o convite para que nos visitem e venham usufruir de umas praias diferentes inseridas num ambiente paisagístico único».

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em quatro grupos distintos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; e Segurança e Serviços.

De salientar, que a cada início da época balnear, a Associação Bandeira Azul faz uma análise e uma monitorização durante o verão para comprovar os referidos requisitos em todas as praias seleccionadas.

Também a Quercus identificou este ano sete praias fluviais Aldeias do Xisto que distinguiu com a Medalha de Ouro: Peneda, Praia de Pego Escuro (Góis); Pessegueiro, Praia de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra); Praia do Açude Pinto (Oleiros); Fróia, Praia do Malhadal (Proença-a-Nova); Carvoeiro (Mação); Fernandaires, Praia Pego das Cancelas (Vila de Rei); e Praia da Bogueira (Lousã).

As avaliações da Quercus têm em conta as análises realizadas à água seguindo parâmetros de elevado rigor que incluem a avaliação das análises efectuadas às praias nos últimos cinco anos, exigindo a associação que os resultados do último ano sejam todos excelentes por forma a garantir a qualidade e uma maior fiabilidade.
A Rede das Aldeias do Xisto é um projecto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se revêem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Fonte: Diário Digital