Empresa

História Normark

Quando Ron Weber, representante de material de pesca de Minneapolis, começou a conduzir rumo a norte numa clara tarde do mês de agosto de 1959, nem podia imaginar que a sua vida mudaría nesse día para sempre. Porque foi durante essa viajem que Ron Weber vería a primeira amostra Rapala. Ron Weber nasceu em 1928 a norte de Minnesota. Ele cresceu acostumado ao trabalho duro, a vida nao foi fácil para crescer no estado do mineral de ferro e da madeira. A sua maior paixao foi pescar. E esta paixao foi a que lhe levou ao negócio de material de pesca. Em 1954 Weber uniu-se a Pflueger, uma das companhías mais antigas do mundo de material de pesca. O seu posto de trabalho em Pflueger levou a Weber ao Medio oeste, o qual lhe permitiu adquirir valiosas experiencias dentro da industria de material de pesca com visitas diárias a distribuidores e as lojas de pesca. Em finais de 50, Weber deixou Pflueger para começar com a sua propia companhía distribuidora de material de pesca, situada nos arredores de Minneapolis. Num día de agosto de 1959, Weber e alguns amigos íam em direcçao ao noroeste de Ontario para uma viajem de pesca de uma semana. Os dois primeiros días da viajem de pesca de Weber a Ontario nao correram bem. Frustrado, o companheiro de pesca de Weber, Al Wallin, duvidando colocou uma amostra que Weber jamais havía visto. Wallin havía recibido essa amostra de um tío seu que trabalhava na embaixada americana em Helsinki. Manejou-a como uma pedra preciosa, o seu amigo atou a amostra á línha. Súbitamente, onde nao havía peixes, començaram a haver em quantidade. Como pode imaginarsse, aquela amostra era uma Rapala. No caminho de regresso ás Cidades Gémeas, Weber parou na loja e comprou umas poucas amostras Rapala, que demonstraram ser tao boas como as do seu companheiro de pesca. Quando Weber chegou a casa, escreveu uma carta á companhía Rapala com um pedido de 500 amostras. Sem saber com exactidao que fazer, Lauri e Risto levaram a carta a Helsinki, onde um oficial do Departamento de Comercio Exterior disse que a familia Rapala necessitava de um agente. O oficial recomendou Harald Brunou, que começou uma relaçao de mais de 20 anos, até a sua morte em 1989. Preparou-lhes os documentos necesarios e passou-os à máquina o pedido. As amostras chegaram a Minnesota em principios de 1960. Entre tanto, mais crescía o potencial das amostras Rapala. Tanto foi assim que decidiu criar uma empresa para comercializar a amostra. Weber aproximou-se de um velho amigo seu, Ray Ostrom, o qual cedeu um espaço no sótao da sua loja. Como a encomenda de amostras Rapala crescía, Weber e Ostrom decidiram obter da familia Rapala um contracto de exclusivade de distribuiçao de amostras para toda Norteamérica Originalmente, Weber e Ostrom chamaram ao seu negocio Rapala Company. Mais tarde pensaram uma vez que sería bonito plasmar o espírito de Minnesota e Wisconsin. Assim se decidiram por outro novo nome, Normark, que significa “terra do norte”.

 

História de Normark Portugal

Normark Portugal foi fundada em 2004 e situa-se em Aldeia de Juzo muito perto de Cascais.

Nas suas instalações trabalham 4 pessoas, um funcionario para a assistência técnica, uma escrituraria encarregada de todo o trabalho administrativo do escritório e dois vendedores, um que trabalha  na parte do norte do país e outro para a parte do sul.

No entanto o processo de preparação das encomendas é feito no armazém central de Madrid onde trabalham com modernas maquinas Kardex, tanto de configuração vertical, como horizontal que permitem uma rápida e eficaz preparação de pedidos aos nossos clientes tanto de Espanha, Portugal e America do Sul.

Também dispoe de dois departamentos de reparaçao oficial de productos Shimano, tanto de canas como de carretos.