Blog

A pescar com a nova POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive

A shimano lançou mais uma magnífica cana de pesca, na senda das Super Sensitive, como já o era a espetacular Ultegra. Este tipo de canas tem a particularidade de serem bastante sensíveis ao toque dos peixes e de conseguirem lançar a longas distâncias sem danificarem os iscos. De facto é de realçar a ponteira hibrida desta cana, consegue dar o chicote final ao lançamento e ao mesmo tempo detetar o mais tímido toque do mais astuto peixe. Esta nova Power Aero está construída sobre um blank de carbono HPC300 acrescido de Biofibra. Vem equipada com passadores Fuji e porta carretos de patilha Fuji LS-7. Os passadores estão muito bem distribuídos conferindo à ponteira hibrida uma ação exemplar. O acabamento final é extremamente bem conseguido com uma cor vermelho vivo em todo o blank e com a parte da ponteira hibrida em branco para ajudar a visualizar melhor os toques dos peixes, pessoalmente acho-a bastante atrativa. Tecnicamente falta referir que esta cana, por enquanto, apenas está disponível em 4.25 metros, pesa apenas 495gr e tem uma ação máxima de 225gr sendo a best performance indicada entre 130 a 200gr.

A pescar não podia estar mais satisfeito. Escolhi um dia de mar calmo e um local onde as douradas e pargos passeiam a distâncias possíveis de alcançar a pescar de praia e se deixam capturar com alguma frequência nesta altura do ano. Foi o local por mim idealizado para fazer o teste a esta nova arma da Shimano.

Como os lançamentos tem de ser de longa distância, bobinei o carreto com nylon 0,18mm da Sufix Siege um nylon bastante suave e com muita elasticidade, ideal para pescar a longas distâncias e trabalhar peixes com a segurança necessária. Para os estralhos optei pelo Sufix Castable Invisile, um fluorocarbono que afunda quatro vezes mais rápido que um nylon tradicional. Os anzois escolhidos e uma vez que o isco usado era à base de vermes, foram os VMC Aberdeen Worm ref:9144. Tudo isto transportado numa mochila extraordinária da Rapala, com capacidade para 50L sem divisórias e totalmente à prova de água, com apoios lombares e cintas de aperto para ajustar ao corpo.

A cana é bastante leve e muito equilibrada. A lançar pode-se constatar que os dois primeiros elementos dão a rigidez necessária para se aplicar força com confiança no lançamento. A ponteira hibrida confere o toque final ao atribuir a elasticidade e chicote final ao nosso lançamento. Pude alcançar a distância desejada sem muito esforço a pescar com uma chumbada de 135gr, graças ao extraordinário equilíbrio desta maravilhosa arma da Shimano. Ainda ao que à ponteira diz respeito, esta é um trunfo desta cana quando é necessário detetar os toques dos peixes e trabalha-los com confiança. A ponteira hibrida desta nova Power Aero é um requinte de tecnologia como se pode ver na imagem com um pargote capturado logo no primeiro lançamento a mais de 170 metros com 0,18mm no carreto!

No final do dia e deste primeiro contacto com a nova Power Aero, o resultado foi bastante satisfatório. A cana superou as espectativas e os peixes apareceram o que lhe deu ainda mais emoção, deixando antever um futuro risonho para esta nova arma da Shimano. Fixem este nome, POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive, simplesmente maravilhosa!

Artigo: Pedro Marafuz

Share

This entry was posted in Blog and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to A pescar com a nova POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive

  1. João António says:

    Boas,

    Vi o unboxing de um shimano saragosa sw, e dizia que tinha garantia 10 anos da shimano, isso também se verifica em PORTUGAL ?

    Obrigado

    • normark.pt says:

      Bom dia João,
      A Normark Portugal dá uma garantia de 3 anos contra defeitos de fabrico, esses 10 anos que refere não temos conhecimento.
      Cumprimentos,
      Pedro Marafuz

Deixar uma resposta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.
Campos obligatorios marcados con asterisco (*)

*