Blog

A pescar com a nova POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive

A shimano lançou mais uma magnífica cana de pesca, na senda das Super Sensitive, como já o era a espetacular Ultegra. Este tipo de canas tem a particularidade de serem bastante sensíveis ao toque dos peixes e de conseguirem lançar a longas distâncias sem danificarem os iscos. De facto é de realçar a ponteira hibrida desta cana, consegue dar o chicote final ao lançamento e ao mesmo tempo detetar o mais tímido toque do mais astuto peixe. Esta nova Power Aero está construída sobre um blank de carbono HPC300 acrescido de Biofibra. Vem equipada com passadores Fuji e porta carretos de patilha Fuji LS-7. Os passadores estão muito bem distribuídos conferindo à ponteira hibrida uma ação exemplar. O acabamento final é extremamente bem conseguido com uma cor vermelho vivo em todo o blank e com a parte da ponteira hibrida em branco para ajudar a visualizar melhor os toques dos peixes, pessoalmente acho-a bastante atrativa. Tecnicamente falta referir que esta cana, por enquanto, apenas está disponível em 4.25 metros, pesa apenas 495gr e tem uma ação máxima de 225gr sendo a best performance indicada entre 130 a 200gr.

A pescar não podia estar mais satisfeito. Escolhi um dia de mar calmo e um local onde as douradas e pargos passeiam a distâncias possíveis de alcançar a pescar de praia e se deixam capturar com alguma frequência nesta altura do ano. Foi o local por mim idealizado para fazer o teste a esta nova arma da Shimano.

Como os lançamentos tem de ser de longa distância, bobinei o carreto com nylon 0,18mm da Sufix Siege um nylon bastante suave e com muita elasticidade, ideal para pescar a longas distâncias e trabalhar peixes com a segurança necessária. Para os estralhos optei pelo Sufix Castable Invisile, um fluorocarbono que afunda quatro vezes mais rápido que um nylon tradicional. Os anzois escolhidos e uma vez que o isco usado era à base de vermes, foram os VMC Aberdeen Worm ref:9144. Tudo isto transportado numa mochila extraordinária da Rapala, com capacidade para 50L sem divisórias e totalmente à prova de água, com apoios lombares e cintas de aperto para ajustar ao corpo.

A cana é bastante leve e muito equilibrada. A lançar pode-se constatar que os dois primeiros elementos dão a rigidez necessária para se aplicar força com confiança no lançamento. A ponteira hibrida confere o toque final ao atribuir a elasticidade e chicote final ao nosso lançamento. Pude alcançar a distância desejada sem muito esforço a pescar com uma chumbada de 135gr, graças ao extraordinário equilíbrio desta maravilhosa arma da Shimano. Ainda ao que à ponteira diz respeito, esta é um trunfo desta cana quando é necessário detetar os toques dos peixes e trabalha-los com confiança. A ponteira hibrida desta nova Power Aero é um requinte de tecnologia como se pode ver na imagem com um pargote capturado logo no primeiro lançamento a mais de 170 metros com 0,18mm no carreto!

No final do dia e deste primeiro contacto com a nova Power Aero, o resultado foi bastante satisfatório. A cana superou as espectativas e os peixes apareceram o que lhe deu ainda mais emoção, deixando antever um futuro risonho para esta nova arma da Shimano. Fixem este nome, POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive, simplesmente maravilhosa!

Artigo: Pedro Marafuz

Share

This entry was posted in Blog and tagged . Bookmark the permalink.

3 Responses to A pescar com a nova POWER AERO XTR-B Surf Super Sensitive

  1. João António says:

    Boas,

    Vi o unboxing de um shimano saragosa sw, e dizia que tinha garantia 10 anos da shimano, isso também se verifica em PORTUGAL ?

    Obrigado

    • normark.pt says:

      Bom dia João,
      A Normark Portugal dá uma garantia de 3 anos contra defeitos de fabrico, esses 10 anos que refere não temos conhecimento.
      Cumprimentos,
      Pedro Marafuz

  2. José Carvalho says:

    É muito curta para os mares do norte de Portugal.

Deixar uma resposta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.
Campos obligatorios marcados con asterisco (*)

*